Mulher fala sobre aprendizados e desafios ao conciliar trabalho com maternidade: 'Me torna uma mãe ainda melhor'
11/05/2025
(Foto: Reprodução) Após dar à luz, Lívia Fernandez Netto Morais conta que aprendeu, aos poucos, que o gerenciamento do tempo é essencial para manter um equilíbrio saudável entre trabalho e maternidade. Lívia Fernandez Netto Morais atualmente é responsável pelo RH de uma empresa que atende toda a América do Sul
Arquivo pessoal
Um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) relevou que metade das mulheres brasileiras é desligada do trabalho dois anos após a gestação - na maioria das vezes, sem justa causa. Conciliar a maternidade com a carreira pode ser um desafio para muitas mães e, para Lívia Fernandez Netto Morais, de Sorocaba (SP), não foi diferente.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Quando deu à luz a pequena Manuela, Lívia sentiu na pele os desafios de manter a jornada "dupla", se dividindo entre as responsabilidades como mãe e as tarefas do trabalho em uma empresa de soluções em tratamento de água, onde atua como gerente sênior de recursos humanos.
"Os desafios são muitos, ainda mais devido às viagens. Ao mesmo tempo que quero crescer em minha carreira, também quero ser o melhor exemplo de mãe para minha filha. Mas, com o tempo, aprendi a viver o presente, a ser mais leve e a lidar melhor com imprevistos", diz.
Segundo ela, o segredo está no gerenciamento do tempo, e na dedicação a cada momento vivido, seja no trabalho ou em casa. "Quando estou com a Manu, me entrego 100% ao momento. O mais importante é estar presente de verdade", afirma.
Lívia Fernandez Netto Morais rompeu as barreiras impostas pelo mercado de trabalho tendo a sua vida de mãe
Arquivo pessoal
No entanto, nem sempre a jornada é fácil e, mesmo com uma carreira sólida na área em que atua, Lívia afirma que já passou por momentos em que pensou em deixar tudo de lado para se dedicar somente à maternidade.
"Mas sempre chego à mesma resposta: não! Amo o que faço, e acredito que isso me torna uma mãe ainda melhor. Quero que minha filha cresça sabendo que é possível ser feliz e realizada também no trabalho", conta.
Além disso, segundo ela, o ambiente acolhedor no trabalho é um ponto importante e que a motiva a não desistir da carreira.
"Meu coração dói toda vez que tenho que me despedir para uma viagem, mas se aquece ao saber que tudo ficará bem. Quero mostrar à minha filha que podemos sonhar alto, enfrentar desafios e, ainda assim, sermos mães presentes e amorosas", diz.
Veja outros destaques do g1 no vídeo abaixo:
g1 em 1 minuto: pesquisadores desenvolvem creme dental que evita manchas e clareia dentes
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM